Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Trecho do próximo livro

A Verdade Revelada

por Sua Divina Graça

Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

Capítulo Onze: Revolução Espiritual

No Srimad Bhagavad-gita, Krishna explicou a evolução da consciência. Krishna explicou como as almas condicionadas podem progredir de uma vida não religiosa para yoga e como a sua prática de yoga, como buddhi-yoga, pode evoluir de karma-yoga, jñana-yoga, dhyana-yoga etc., para bhakti-yoga. Desta forma podemos entender que a essência de todas as Escrituras está presente no Srimad Bhagavad-gita e que o essencial para a evolução espiritual das almas condicionadas está explicado lá.

A posição do Srimad Bhagavad-gita foi explicada em forma de poesia:

sarvopanisado gavo dogdha gopala-nandanah
partho vatsah sudhir bhokta dugdham gitametam mahat
(Sri Gita-mahatyma:6)

“O Gitopanisad, Srimad Bhagavad-gita, que contem a essência de todos os Upanisads e dos Vedas, é como uma vaca, e Sri Krishna, que é mais famoso por Seus passatempos como um vaqueirinho, está ordenhando esta vaca. Arjuna é como um bezerro, fazendo pergunta atrás de pergunta para tirar o leite da vaca, e aqueles que são sudhir, aqueles que tem verdadeira inspiração para a consciência de Krishna, bebem o leite da vaca que é o néctar do Srimad Bhagavad-gita.”

Esta é a nossa concepção do Srimad Bhagavad-gita. Bhagavan Sri Krishna misericordiosamente deu Seu divino olhar para todos através de sua conversa com Arjuna, e distribuiu a essência dos Vedas e de todas as Escrituras para a evolução espiritual de todos.

Nós temos um livro muito bom feito a partir das palestras de Srila Guru Maharaj, Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, chamado “Evolução Subjetiva da Consciência”. Evolução significa acréscimo gradual de uma substância. Eu considero que a ideia de evolução é boa, não há nenhum problema com a ideia de evolução espiritual. Podemos sempre ver as coisas se movendo para cima, passo a passo, em direção à forma divina da Realidade. E podemos ver a forma divina da Realidade também, passo a passo, radiantemente evoluindo. Evolução é verdadeiramente o padrão, está sempre diante de todos e é a lei do mundo espiritual.

A rota e linha de progresso para a evolução espiritual, descendendo de Krishna para as almas condicionadas, é conhecida como amnaya. Amnaya significa conhecimento divino descendendo através do canal Védico, e amnaya significa as Escrituras reveladas que são apauruseya, não feitas por nenhum homem mundano. Amnaya é sempre plenamente divina. Descende da canção da flauta de Sri Krishna através de um canal, o canal Védico – amnaya-parampara. Vedavyasa capturou, organizou e distribuiu tudo que descendeu através do amnaya-parampara para o super-benefício espiritual de todos. Vedavyasa dividiu este conhecimento e o apresentou na forma dos Vedas: o Sama, Yajur, Rg e Atharva Vedas, o Ayurveda, o Mahabharata etc. Assim, Krishna ilumina as almas condicionadas através de amnaya a respeito de evolução espiritual e vida religiosa.

Krishna, o Revolucionário

Mas quando Krishna mesmo ensina as almas condicionadas Ele não apresenta somente evolução espiritual, Ele apresenta revolução espiritual. Tudo o que Krishna faz é sempre revolucionário – revolução é o verdadeiro tema e fator de Krishna. Por quê? Por desejo de Krishna os Vedas, Vedanta, Upanisads, dezoito Puranas etc, apareceram nesse mundo, e todos os seus ensinamentos gradualmente conduzem todos à adoração de Krishna. E Krishna encarnou em tantas formas diferentes – Matsya, Kurma, Varaha, Vaman, Rama etc. – e ensinou o apropriado comportamento religioso Védico. No entanto, o próprio Krishna sempre ataca o canal Védico; Ele mesmo sempre minimiza os ensinamentos dos Vedas.

Isto é um milagre. Eu fico surpreso com isso, e não apenas temporariamente, fico permanentemente surpreso com isso. Eu também li quase todos os diferentes tipos de sastra, e os li sob a orientação de Srila Guru Maharaj, então eu sei os assuntos que eles estão ensinando e o que é evolução subjetiva. Mas é comum que a rejeição de Krishna pelos ensinamentos Védicos seja uma surpresa para quase todos.

É surpreendente ouvir que a recomendação final dos Vedas é ignorar a linha geral de progresso que os Vedas ensinam!

O revolucionário conhecimento que o próprio Krishna pessoalmente quer distribuir às almas condicionadas é vedesu durlabham, “É muito raro compreender os Vedas.” O Sri Brahma-samhita (5.56) diz, “Vidantas te santah ksiti-virala-charah katipaye”, isso só é conhecido por pouquíssimos sadhus neste mundo, tão poucos que podem ser contados em nossos dedos.” Então certamente isso é durlabham, muito raro de se obter.

“Eu sou Tudo em Tudo!”

Que provas podem existir para a revolucionária ideia de que a recomendação final dos Vedas é abandoná-los?  A primeira excelente evidência para isso é encontrada nas instruções de Krishna para Uddhava no Srimad-Bhagavatam. Krishna inicialmente deu uma pista sobre Seus revolucionários ensinamentos para Arjuna no final do Srimad Bhagavad-gita com Seu sloka: sarva-dharman parityajya, mam ekam saranam vraja. Mas o Srimad- Bhagavatam começa a partir desse estágio. O Srimad-Bhagavatam começa a partir do próprio ensinamento de Krishna não de uma subjetiva evolução da consciência, mas de uma subjetiva revolução da consciência. E nas instruções de Krishna para Uddhava no Srimad- Bhagavatam encontramos o ensinamento revolucionário de Krishna sobre a conclusão do Srimad Bhagavad-gita expresso mais claramente:

tasmat tvam uddhavotsrjya chodanam pratichodanam
pravrttim cha nivrttim cha srotavyam srutam eva cha
mam ekam eva sranam atmanam sarva-dehinam
yahi sarvatma-bhavena maya sya hy akuto-bhayah
(Srimad-Bhagavatam: 11.12.14-15)

A primeira condição de Krishna em Suas instruções para Uddhava foi, “Uddavotsrjya! Uddhava! Sejam quais forem as regras e regulamentos dados pelos Vedas, tudo o que foi apresentado para a evolução espiritual e elevação das almas condicionadas para a morada transcendental nos Vedas, tudo isso você deve evitar! E não somente evitar, se acontecer de isso chegar a você, jogue-o fora!” Prabhupada Srila Saraswati Thakur explicou a palavra utsrjya desta forma. Eu ouvi de Srila Guru Maharaj que Srila Sraswati Thakur usou uma palavra da língua Oriyam, phaphadiba, que significa, “Jogue isso fora!” E o que está sendo evitado e jogado fora?

Krishna diz, “Chodanam pratichodanam, a inspiração dada nas Escrituras para seguir a perfeita linha evolutiva Védica, ambos os sruti e os smrti, isso deve ser evitado. E pravrttim cha nivrttim cha, tanto seu apego como seu desapego, abandone ambos. Se você tem apego por algum tipo de alimento, abandone esse tipo de alimento. Se você tem desapego por riqueza, você abandona essa mentalidade também, então se a riqueza vem ou não até você, você não vai se preocupar com isso. Srotavyam srutam eva cha, o que você ouviu antes, srutam, e o que você vai ouvir no futuro, srotavyam; todo o conhecimento que você já acumulou e todo o conhecimento que você pode coletar no futuro – você deve evitar tudo isso. Qualquer coisa que você tiver ouvido ou irá ouvir que não seja a consciência do eterno serviço para Mim, isso você deve deixar para trás e evitar.

“E o que você deve fazer? Qual deve ser o seu humor? Mam ekam eva saranam atmanam sarva-dehinam, renda-se a Mim! Quem sou Eu? Eu sou a Suprema Personalidade de Deus e o reservatório de todo rasa, um oceano extático de rasa. Todas as suas necessidades, tudo vai ser preenchido quando você vier a Mim, refugiar-se em Mim e render-se a Mim, Mam ekam eva saranam.

E na verdade você não vai perder nada por isso, porque Eu sou all-in-all - tudo em tudo -, Eu moro no coração de todos. Nenhuma alma-jiva pode existir sozinha sem Meu poder, sem Mim.”

dva suparna sayuja sakhaya
samanam vrksam parisasvajate
(Svetasvatara Upanisad: 4.6)

“Eu vivo com todas as almas-jiva, como um pássaro ao lado delas num galho de árvore eu observo todas as suas atividades. Atmanam sarva-dehinam yahi sarvatma-bhavena, então renda-se a Mim! Isso significa que você será totalmente ocupado por Mim. Eu sou tão poderoso. Sarva-karana-karanam, Eu posso fazer qualquer coisa, tudo, alguma coisa e nada – todo o poder está dentro de Mim, então você não tem nada a temer.”

Dessa forma Krishna expressou sua revolucionária recomendação, “As leis, regras e regulamentos, os procedimentos benéficos para a vida dos praticantes apresentados nos Vedas, tudo isso você pode ignorar e vir exclusivamente para o Meu canal, isto é, render-se a Mim e servir-Me.” Assim Krishna é sempre independente e desligado da linha geral dos Vedas; Ele é revolucionário e supremo. O próprio Krishna expôs claramente a posição da alma exclusivamente entregue, mostrando que não é uma questão de ser externamente bom ou externamente ruim de acordo com as regras e regulamentos das Escrituras.

A Pureza da Propriedade do Senhor

Em seu Sri Bhakti-rasamrta-sindhu, Srila Rupa Goswami deu uma explicação criteriosa e doce de nossa visão de uma alma rendida.

drstaih svabhava-janitair vapusas cha dosair
na prakrtatvam iha bhakta janasya pasyet
gangambhasam na khalu budbuda-phena-pankair
brahma-dravatvam apagachchhati nira-dharmaih
(Sri Upadesamrta: 6)

Srila Rupa Goswami, sorridente, disse, “Oh, boy! Ainda que você seja incompetente, que não tenha a mente sob controle, nunca hesite em oferecer honra ao Vaisnava. Você deve tentar entender que a natureza pura do Vaisnava é como a natureza pura do Ganges. Água existe por toda parte, mas água do Ganges é água do Ganges. A água do Ganges descende dos pés de lótus do Senhor Vishnu e é completamente transcendental. A água do Ganges nunca é poluída por impurezas. Muitas impurezas podem aparecer no Ganges, mas a água do Ganges continua sendo água do Ganges – nunca perde sua qualidade transcendental. Você deve oferecer honra ao Ganges desta forma e você também deve oferecer honra ao Vaisnava da mesma maneira.”

“O Vaisnava deve ser considerado puro da mesma maneira que o Ganges é sempre considerado puro. Um devoto pode cair, ou você pode vê-lo cair, mas para onde ele pode cair e para onde ele subiu, você não sabe. Você está vendo-o somente com sua visão. Você é capaz de vê-lo apenas até este ponto. Você não conhece a atual posição dele. E se ele tem devoção pura, suddha-bhakti, você não deve desonrá-lo e não deve cometer ofensas contra ele. Você deve considerá-lo puro mesmo que seu corpo esteja cheio de feridas e doenças, ou mesmo que seu comportamento pareça impróprio.”

Ética Espiritual Radical

Essa é a explicação de Srila Rupa Goswami Prabhu sobre como devemos ver um devoto do Senhor. Mas a explicação do próprio Krishna é revolucionária e milagrosa. Krishna disse,

api chet su-duracharo bhajate mam ananya-bhak
sadhur eva sa mantavyah samyag vyavasito hi sah
(Srimad Bhagavad-gita: 9.30)

“Através de sua visão do conhecimento Védico e de seu entendimento do que é bom e ruim, se você vê um devoto dedicado exclusivamente a Mim, um ananya-bhak-bhakta, fazendo alguma coisa terrivelmente errada ou enxerga algum defeito nele, você nunca deve pensar que ele não é Meu devoto. Você nunca deve pensar que ele não é perfeito e que aquilo que ele faz também não é perfeito. É minha declaração de que quem é Meu devoto rendido, um ananya-bhak-bhakta, não é apenas um sadhu, mas tudo o que ele faz está sempre correto por causa de seu exclusivo humor devocional.”

É muito difícil de entender. Ruim é ruim e bom é bom. Nós aprendemos o que é bom e o que é ruim em todas as Escrituras. Durachara significa alguém cujas ações contrariam as regras e regulamentos Védicos, e su-durachara significa alguém cujas ações são extremamente ruins nesse sentido.

Então como podemos agora digerir que alguém que faça algo errado dessa maneira esteja na verdade certo e perfeito? O que é isso?

Krishna está dizendo que, porque Seu devoto tem o correto propósito de serví-lO, mesmo que Seu devoto tenha dado um tapa em alguém, ainda assim ele agiu muito bem e não cometeu ofensa? Krishna está dizendo que tudo que este devoto tenha feito está correto? Que mesmo que Seu devoto esteja agindo errado, isso é muito bom?

Sim! Samyag vyavasito hi sah, Krishna está dizendo que Seus devotos são ananya-bhak-bhaktas, devotos seguindo uma vida exclusivamente devocional, e se qualquer perturbação acontece em suas vidas Ele não se importa e Seu devoto não recebe nenhuma reação por isso. Naturalmente ação e reação estão sempre acontecendo neste mundo, “Para cada ação existe uma reação igual e em sentido oposto.” Mas Krishna não se importa.

Isso ainda é muito difícil de entender. Mesmo os doze Mahajanas tiveram problemas com esta questão e discutiram-na repetidas vezes. Os doze Mahajanas puderam aceitar sinceramente essa declaração de Krishna, mas quando eles ouviram que essa era a declaração conclusiva e final de Krishna, e consideraram o significado dessa expressão, eles ficaram confusos sobre como harmonizá-la com sua visão relativa. Depois de discutirem esse sloka por algum tempo eles decidiram que, se Krishna disse que Seu devoto exclusivo poderia fazer mal externamente e continuar corretamente situado, então eles teriam que acreditar nisso. Mas quando eles leram a próxima declaração de Krishna ficaram ainda mais confusos.

ksipram bhavati dharmatma
sasvach-chhantim nigachchhati
kaunteya pratijanihi
na me bhaktah pranasyati
(Srimad Bhagavad-gita: 9.31)

Aqui Krishna declara, “Sim, Meu devoto exclusivamente dedicado pode fazer grande mal externamente, mas o que ele faz está sempre correto porque ele está empenhado em lembrar de Mim e Me servir. Através de seu rendido humor devocional ele será purificado, ele se tornará rapidamente mais perfeito e seus defeitos serão dissipados. Ele se tornará dharmatma, virtuoso, ficará em paz eternamente e não terá mais problemas no futuro. Assim, declare a todos que Meus devotos nunca são vencidos.” Krishna promete isso para Seus devotos puros e para todos.

Srila Visvanath Chakravarti Thakur também acrescentou muito bem em seu comentário Sânscrito no Srimad Bhagavad-gita que Krishna quer dizer, “Ó Arjuna, algumas vezes Eu precisei quebrar Minhas promessas para o bem de Meus devotos, então ainda que Eu prometa a todos, ‘Na Me bhaktah pranasyati, Meus devotos nunca são destruídos’, todos podem ainda ter alguma dúvida sobre isso. Então essa é Minha ordem, que você prometa isso, que você prometa que Meus devotos nunca são destruídos. Eu não posso manter sempre Minhas promessas e você também não pode manter suas promessas. Mas Eu sempre mantenho as promessas de Meus devotos e todos sabem disso. Então você prometeu que Meus devotos nunca serão arruinados.” Desta maneira Krishna garantiu a todos que Seus devotos nunca serão vencidos.

A Sempre Respeitável Propriedade do Ouro

Pergunta: Eu tenho ouvido muitas explicações diferentes desse verso “api chet su-duracharo.” Eu ouvi uma interpretação de que o comportamento errado, su-durachara, é aparente apenas em nossa visão, e eu ouvi outra interpretação de que o comportamento do devoto é realmente errado, su-durachara. Mas minha questão é, como estimar se alguém é um ananya-bhak-bhakta, um devoto exclusivamente rendido e dedicado?

Srila Govinda Maharaj: No slokaapi chet su-duracharo bhajate Mam ananya-bhak”, Krishna indica que se você vê algo ruim no caráter de Seus devotos, você não deve julgá-los, você não deve insultá-los e você não deve cometer nenhuma ofensa contra eles. Você pode escolher não se associar com eles, mas você deve também ignorar suas falhas e nunca considerar que eles são realmente malfeitores, su-durachara. Em vez disso, você deve tentar com consciência observar como a vida espiritual deles está acontecendo e honrá-los como devotos do Senhor.

Você deve pensar, “Eles tem a propriedade de ouro da rendição e devoção em seus corações (ananya-bhak-bhakti). Eles são devotos de Krishna e jamais fariam nada errado voluntariamente. Tudo que vier através da atividade deles é certamente para a satisfação do Senhor e deve ser positivo.”

Se uma peça de ouro cai num lugar sujo ainda é respeitada como ouro, não será ignorada ou rejeitada. Similarmente, você nunca deve ignorar a propriedade de ouro em seus corações, você deve sempre considerar que a propriedade de ouro da devoção está dentro deles. Mesmo que suas atividades pareçam impróprias você nunca deve ignorar a propriedade de ouro dentro deles. A qualquer momento este ouro pode ser tirado deste lugar sujo e brilhar límpido. Então você deve ser muito sério e cauteloso antes de comentar qualquer coisa negativa sobre eles. Para sua própria segurança você deve ser muito cuidadoso e não cometer nenhuma ofensa contra eles. Este é o significado de sadhur eva sa mantavyah.

O próximo sloka de Krishna, ksipram bhavati dharmatma sasvach-chhantim nigachchhati também apóia esta ideia. Srila Bhakativinod Thakur aliviou a confusão dos Mahajanas explicando que nesse sloka Krishna quer dizer, “Se você conscientemente considerar que as atividades deles não são ruins, mas muito boas, que eles estão completamente rendidos a Krishna e que o que você pensou que fosse ruim no caráter deles era na verdade bom, então você estará sendo justo e ficará em paz, assim você se tornará um grande devoto de Krishna.”

Em nossa vida podemos ver tudo como nosso inimigo e também podemos ver tudo como nosso amigo. Nosso dever é o de fazer amigos, não inimigos, e se tentarmos de coração e alma fazer isso através desse revolucionário ajuste de nossa consciência dado por Krishna, então teremos que conseguir um bom resultado, e o que parece ruim para nós agora veremos no futuro que é na verdade bom para nós.

A Natureza Revolucionária do Absoluto Pecado e Religiosidade

Dessa maneira podemos entender os revolucionários ensinamentos de Krishna. Ele faz as regras. Ele revela as Escrituras Védicas e ensinamentos espirituais evolutivos, e Ele também os descarta. Ele faz as regras e Ele também desobedece as regras.

Isso é muito difícil para as pessoas em geral digerirem. Muitas pessoas estão aptas para entender algo sobre o conhecimento Védico, a cultura e a filosofia Védica etc., mas eles lutam para entender este ponto delicado. O ponto principal do entendimento necessário para harmonizar tudo – para compreender de maneira adequada o revolucionário ensinamento de Krishna – é dado por Krishna no Padma Purana.

man-nimittam krtam papam api dharmaya kalpate
mam anadrtya dharmo’pi papam syan mat-prabhavatah
(Padma Purana)

Krishna diz, “Qualquer coisa que você faça para Mim, mesmo se isso for pecaminoso de acordo com a lei Védica, é na verdade um ato religioso (dharma), e qualquer coisa que você faça que não seja para Mim, mesmo se isso for religioso de acordo com a lei Védica, é na verdade um ato pecaminoso.”

O conselho de Krishna é revolucionário mas também simples. É na verdade uma descrição direta da posição de todas as almas-jiva como Seus eternos servos. O ensinamento de Krishna é na verdade uma expressão da espiritualidade universal natural a todas as almas: qualquer coisa feita sem consciência de Krishna é pecaminosa e tudo feito para Krishna é verdadeiramente religioso. Esta é a chave para harmonizar tudo e entender o revolucionário ensinamento de Krishna na conclusão do Srimad Bhagavad-gita e do começo ao fim do Srimad-Bhagavatam – a revolução subjetiva da consciência de Krishna.

Força Purificadora da Devoção

Srila Guru Maharaj também questionou Srila Saraswati Thakur sobre o que deve ser feito quando um devoto digno faz algo errado. Srila Guru Maharaj era altamente qualificado e uma autoridade em direito material. Ele estava pensando que um devoto deveria ser punido de acordo com as regras materiais quando ele quebrasse as regras e regulamentos, mas Srila Saraswati Thakur não concordou.

Srila Saraswati Thakur disse, “Seu destino, seu futuro, nasce da sua concepção. Mani-maya-mandira-madhye pasyati pipilika chidram, se você se concentrar nas falhas de um devoto então sua concepção será como a de uma formiga; uma formiga entra num templo decorado com jóias de ouro e olha apenas para os buracos nas paredes.

Somente quando você buscar as boas qualidades nos devotos seu futuro será exaltado e você prosseguirá corretamente em direção ao serviço.”

Srila Saraswati Thakur respondeu a Srila Guru Maharaj dessa maneira, mas não respondeu completamente sua questão. Então um dia, cerca de seis meses depois em Madras, enquanto Srila Saraswati Thakur estava lendo o Srimad-Bhagavatam em seu quarto, deparou-se com um sloka e ele chamou Srila Guru Maharaj, “Aqui está a resposta para sua questão.”

Srila Guru Maharaj tinha apresentado para Srila Saraswati Thakur sua questão sobre o mau comportamento de devotos seis meses atrás. Quando Srila Saraswati Thakur disse, “Aqui está a resposta de sua pergunta”, Srila Guru Maharaj ficou surpreso e pensou, “Qual é minha pergunta?” Mas quando Srila Saraswati Thakur entregou o livro para ele e Srila Guru Maharaj viu o sloka, ele imediatamente lembrou e entendeu a questão.

Srila Saraswati Thakur estava respondendo. Esse sloka era,

sva-pada-mulan bhajatah priyasya
tyaktanya-bhavasya harih paresah
vikarma yach chotpatitam kathanchid
dhunoti sarvam hrdi sannivistah
(Srimad-Bhagavatam: 11.5.42)

O significado é que não é necessário aplicar leis materiais para os devotos dedicados do Senhor. É possível que tais devotos dedicados possam fazer algo errado, seu corpo mundano e posição mental nem sempre estão num estado de liberação. É possível que algumas vezes eles possam ser poluídos pelo ambiente ilusório. Mas porque eles são dedicados, porque eles estão servindo o Senhor e cantando Seu Sagrado Nome, o Senhor está vivendo dentro de seus corações e o Senhor vai limpar seus corações. O Senhor vai remover suas ofensas por Sua divina influência. Se eles são dedicados a Krishna então Ele vai cuidar de tudo. Não é necessário que um devoto dedicado faça qualquer prayaschitta, expiação.

Nós podemos também entender que um devoto dedicado sempre sentirá anutapa, arrependimento, quando ele compreender que fez algo errado. Ele vai pensar, “Por que eu fiz isso? Isso é muito ruim!” Eles vão analisar-se muito a sério desta maneira e o fogo de seu arrependimento também purificará seus corações de qualquer poluição.

É necessário que todos discutam e compreendam este sloka. Existem sentimentos muito poderosos dentro dele e quando todos entenderem isso serão purificados muito rapidamente.

O serviço ao Senhor é transcendental sem dúvidas, e nós não podemos dizer quando a liberação chegará na vida de uma alma dedicada. Contudo, também é necessário para todos que sigam as leis materiais e sociais, e que mantenham-se no mundo material sem provocar nenhuma perturbação na sociedade.

As pessoas estão sempre odiando, odiando, odiando quando vêem alguns desobedecendo as leis da sociedade, mas nenhuma solução para isso virá através do ódio. A única solução é dedicação e serviço ao Senhor.

O Senhor e o poder da devoção irão purificar os corações de todos e remover todo e qualquer traço de desejo mundano e ego. Nada externo pode fazer isso.

Visão Positiva

Srila Guru Maharaj nos ensinou que, sempre que vemos um defeito em alguém, isso é um teste enviado para nós por Krishna, para nos purificar. Srila Guru Maharaj nos deu essa visão e sentimos que se todos enxergarem com esse tipo de visão, então Krishna estará feliz e todos serão espiritualmente beneficiados. Isso é muito importante porque nós vivemos num oceano de falhas e podemos encontrar alguém com falhas por toda parte. Mesmo muitos dos praticantes espirituais em torno de nós são imperfeitos. Então nos tornaremos desesperançosos se não tentarmos ver as boas qualidades nos outros e em nosso meio ambiente.

Uma estudiosa ocidental, Katherine Mayo, uma vez veio à Índia para aprender sobre filosofia indiana, mas depois de chegar ela criticou publicamente a cultura indiana. Quando isso aconteceu Mahatma Gandhi disse, “Ela não veio para apreciar a riqueza da Índia, ela veio para inspecionar seus esgotos. Ela é uma inspetora de esgoto.” Nós ouvimos essa história de Srila Guru Maharaj.

Nós não devemos ser inspetores de esgoto. Pela misericórdia de Krishna devemos tentar ver beleza e charme por toda parte.

Srila Guru Maharaj disse, “Errar é humano, mas perdoar é divino.” Todos tem imperfeições e algumas vezes farão algo errado. Mas por que deveríamos perder nosso humor devocional por causa disso? Através de seu humor devocional Srila Guru Maharaj pôde ver bondade por toda parte, ele oferecia muito respeito a todos os devotos e também oferecia muito respeito mesmo para pessoas que estavam contra o Vaisnavismo.

Mani-maya-mandira-madhye pasyati pipilika chidram. Devotos dedicados podem fazer algo errado, mas nós não devemos agir como formigas que vêem somente os buracos em um templo de ouro. Nós não devemos ser inspetores de esgoto procurando as falhas dos devotos. Nós temos muito mais capacidade do que as formigas, nós devemos enxergar que todos os devotos dedicados tem a propriedade do ouro dentro de seus corações e devemos conscientemente tentar identificar suas boas qualidades.

A Exclusiva Necessidade da Devoção

Pessoas que tem qualificações mundanas e pessoas que não tem qualificações mundanas são iguais para Krishna. Krishna quer somente nosso entusiasmo e anseio, nosso humor de devoção. Se tivermos isso então Krishna será misericordioso conosco. E Krishna é como um sol muito brilhante, Seus raios podem dispersar toda inauspiciosidade de qualquer um. Então as qualificações mundanas de alguns não são importantes para Krishna, e as desqualificações mundanas de outros não são um problema para Krishna. No Srimad Bhagavad-gita Krishna diz,

patram puspam phalam toyam
yo me bhaktya prayachchhati
tad aham bhakty-upahrtam
asnami prayatatmanah
(Srimad Bhagavad-gita: 9.26)

“Se alguém Me oferece com amor e devoção uma folha, flor, fruto ou água, Eu aceitarei afetuosamente essa oferenda.”

murkho vadati visnaya dhiro vadati visnave
ubhayos tu samam punyam bhava-grahi janardanah
(Sri Chaitanya-Bhagavat: Adi-khanda, 11.108)

Aqueles que não conhecem adequadamente a gramática sânscrita ou como pronunciar mantras Védicos vão oferecer alimento ao Senhor dizendo, “Visnaya namah.” Esse é um erro gramatical comum. E aqueles que são peritos em gramática vão oferecer alimento ao Senhor dizendo, “Visnave namah.” Essa é a gramática correta. Mas se ambas as pessoas tem devoção, então o Senhor vai aceitar ambas as oferendas.

O Senhor não considera a gramática ou qualificações externas, Ele considera o coração. Ele vê somente o humor de devoção de cada um. Assim é necessário oferecer tudo ao Senhor com devoção, bhakya prayachchhati. Sem devoção nada é verdadeiramente satisfatório para o Senhor porque o Senhor é bhava-grahi Janardanah, o Desfrutador do humor devocional e dos corações dos devotos.

Uma vez quando eu estava em Puri Dham durante o tempo de Ratha-yatra o Diretor Geral de Polícia do estado de Orissa veio me visitar. Ele era muito erudito. Seu conhecimento era como um oceano e ele tinha derrotado muitos sadhus que já tinham chegado a Puri. Ele tinha lido sobre todos os diferentes tipos de filosofia, os escritos de Ramanuja, Sankaracharya, Buddha, Confucius, Cristianismo etc., e ninguém pôde derrotá-lo. Quando conversei com ele fiquei muito surpreso de ouvir dele um sloka muito bonito que é querido por todos os devotos,

vyadhasyacharanam dhruvasya cha vayo
vidya gajendrasya ka
kubjayah kim u nama rupam adhikam
kim tat sudamno dhanam
vamsah ko vidurasya yadava-pater
ugrasya kim paurusam
bhaktya tusyati kevalam na cha gunair
bhakti-priyo madhavah
(Padyavali: 8)

Esse sloka explica que a consciência de Krishna na verdade não depende de nenhuma qualificação externa, e apresenta vários exemplos do Srimad-Bhagavatam para provar isso: um caçador cuja prática de matar veados na selva de forma contrária à cultura Védica teve uma chance de adorar Narayan, assim o comportamento adequado sozinho não pode ser a causa do contentamento do Senhor.

Dhruva recebeu a misericórdia de Visnu quando tinha apenas cinco anos, então a idade não pode ser o único motivo para receber a misericórdia do Senhor.

Gajendra o elefante não tinha conhecimento Védico adequado mas o Senhor atendeu sua prece, então conhecimento não pode ser o único motivo para receber a graça do Senhor.

Kubja não era bonita mas ela satisfez o Senhor com sua devoção e Sudama Vipra não tinha fortuna mas satisfez o Senhor através de sua devoção.

Com esses exemplos e outros, esse sloka mostra que o Senhor é satisfeito pelo humor de devoção em Seus devotos, não por suas qualificações ou desqualificações externas.

Quando eu ouvi esse sloka do policial fiquei surpreso, “Esse homem é o chefe do departamento de polícia mas ele está citando este sloka que tem um tema puramente devocional.” Eu conversei com ele por cerca de meia hora e ele estava muito satisfeito. Agora, pelo desejo de Krishna, ele é meu muito bom amigo e quer se tornar meu discípulo.

Balançando numa balança de carne

Há também uma história no Mahabharata que eu contei muitas vezes sobre um caçador que usava uma Salagram-sila como peso em sua balança quando vendia carne no mercado para viver. Uma vez um brahmana veio e viu a Salagram-sila na balança de carne. Ele castigou o caçador, “Ó, você é um homem pecador! Você está usando uma Salagram-sila como peso para vender carne. Essa pedra é o próprio Senhor Narayan, você está cometendo uma grande ofensa.”

O caçador era muito simples de coração e acreditou no brahmana, que a pedra era o próprio Narayan. Ele ficou com medo e pediu desculpas ao brahmana, “Eu não sabia que essa pedra era uma Salagram-sila. O que devo fazer agora?”

O brahmana disse, “Dê-me essa Salagram-sila, eu vou me certificar de que ela seja adequadamente adorada.” Então o caçador deu ao brahmana a Salagram-sila e o brahmana adorou a Salagram-sila com Tulasi, abhisek, bhoga, arati e tudo mais.

O brahmana adorou a Salagram-sila adequadamente de acordo com todas as regras e regulamentos dos Vedas. Mas depois de dois ou três dias a Salagram-sila apareceu em sonho para o brahmana como o próprio Narayan e disse, “Eu estava muito feliz balançando na balança daquele caçador. Todo dia ele me nutria muito bem dessa maneira. Agora você perturbou Minha mente então por favor me devolva ao caçador.”

O Senhor não estava feliz por estar com alguém que estava simplesmente seguindo as regras e regulamentos dos Vedas. O que o brahmana fez não estava errado, estava correto de acordo com os Vedas. E foi o próprio Senhor quem deu as Escrituras Védicas para a sociedade. Mas o Senhor na verdade sempre quer estar com seus devotos exclusivos. O Senhor considera a fé, a dedicação e a devoção por Ele como supremas.

A Diversão e Satisfação de Krishna

Puro humor devocional, sincero espírito devocional, é a verdadeira base da rendição e dedicação, não as regras e regulamentos. Pura rendição é o real desejo de Krishna para as almas condicionadas. Srila Guru Maharaj me ensinou isso, eu aprendi isso dele e estou seguindo isso cem por cento, pelo menos estou tentando seguir isso cem por cento. Meus associados também estão procedendo desta maneira, na linha da pura consciência de Krishna – a busca por Sri Krishna, a Realidade, o Belo.

Esta é a genuína forma de religião.

Krishna é revolucionário, Krishna faz as regras e Krishna desobedece as regras. E por que? Para si próprio. “A Realidade existe por si e para si.” Krishna é a Realidade Absoluta por Si mesmo e para Si mesmo – tudo existe apenas para sua diversão e satisfação – e as almas-jiva que percebem este ideal revolucionário experimentam a suprema felicidade da consciência de Krishna.

(Fim do Capítulo 11)

Sri Chaitanya Saraswat Math, Nabadwip
http://scsmath.com
| Main Centres | Vaishnava Calendar